sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte



- Física

      Há uma grande polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte, que se divide em pontos positivos e negativos. O projeto está gerando bastante repercussão nos brasileiros. Acredita-se que há vários pontos positivos, sendo eles, bem relevantes.

      A instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte gerará postos de emprego na sua construção, o que proporcionará uma maior expectativa de vida quanto ao futuro da população. Além disso, a região sofrerá um desenvolvimento social e consequentemente haverá assistência nos setores de educação, segurança, infraestrutura, serviços públicos nas áreas de saúde, saneamento básico a ser qualificada. Portanto, o desenvolvimento social e a geração de empregos farão com que a economia aumente.

     A terceira maior hidrelétrica do mundo terá a potência de 11.233 MW e poderá abastecer toda a região metropolitana de São Paulo. Por ser uma energia sustentável, a usina assegurará os recursos naturais e necessários para as próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade causada por essa energia limpa está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material de modo a não agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

    Com a construção da hidrelétrica, o Brasil não irá mais importar tanta energia como acontece atualmente, devido ao aumento da potência gerada. O país irá economizar, podendo assim, investir em outras áreas.

   Sendo assim, a instalação da usina trará muitas vantagens para o país. Levando-se em consideração todos os pontos positivos. Por esse motivo a construção será benéfica.

La construcción de la hidroeléctrica de Belo Monte


-Español
                     
       Hay una gran controversia que rodea a la construcción de Belo Monte, que se divide en puntos positivos y negativos. El proyecto está generando una fuerte repercusión en Brasil. Se cree que hay varias fuerzas, ya que son bien pertinente.

       La instalación de la central hidroeléctrica de Belo Monte va a generar puestos de trabajo en empleo en la construcción, que supondrá una mayor esperanza de vida para el futuro de la población. Por otra parte, la región sufrirá un desarrollo social y por lo tanto no habrá asistencia en educación, seguridad, infraestructura, servicios públicos de salud, el saneamiento para ser calificado. Por lo tanto, el desarrollo social y generación de empleo hará que la economía crezca.

      La tercera usina más grande en el mundo tiene el poder de los 11.233 MW y abastecerá a toda la región metropolitana de São Paulo. Al ser una energía sostenible, la planta garantizará los recursos necesarios y para las generaciones futuras. En otras palabras, la sostenibilidad causados ​​por la energía limpia que está directamente relacionada con el desarrollo económico y material a fin de no dañar el medio ambiente, utilizando los recursos naturales de manera inteligente para que permanezcan en el futuro.

     Con la construcción de la usina, Brasil dejará de importar tanta energía como en la actualidad, debido al aumento de la potencia de salida. El país va a salvar, así que se puede invertir en otras áreas.

    Por lo tanto, la instalación de la planta traerá muchos beneficios para el país. Teniendo en cuenta todos los aspectos positivos. Por esta razón, el edificio será beneficiosa.

The construction of the hydroelectric plant of Belo Monte


-English


      There is great controversy surrounding the construction of Belo Monte, which is divided into positive and negative points. The project is generating a strong repercussion in Brazil. It is believed that there are various strengths, since they are well relevant.  

     The set up the hydroelectric plant of Belo Monte will generate jobs in construction employment, which will provide a longer life expectancy for the future population. Moreover, the region will suffer a social development and therefore there will be assistance in education, security, infrastructure, public services in health, sanitation to be qualified. Therefore, social development and employment generation will make the economy grow.


      The third largest dam in the world have the power of 11,233 MW and will supply the entire metropolitan region of Sao Paulo. Being a sustainable energy, the plant will ensure the necessary resources and for future generations. In other words, sustainability caused by that clean energy is directly related to economic development and material so as not to harm the environment, using natural resources wisely so that they remain in the future.

    With the construction of the dam, Brazil will no longer matter as much energy as at present, due to increased power output. The country will save, so you can invest in other areas.   

    Thus, the installation of the plant will bring many benefits to the country. Taking into account all the positives. For this reason the building will be beneficial. 

Gastos energéticos das produções manufatureira e industrial


-HISTÓRIA   

    Atualmente, a mudança de matérias primas em produtos, enfim de privilegiar a comercialização não é novidade.Para ocorrer tal fato são utilizados meios de produção. Dentre esses meios, destacamos a produção manufatureira e a produção industrial.
    
     A produção manufatureira nada mais é que um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como o caso do artesanato que  era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial. A produção industrial consiste em um aperfeiçoamento da produção manufatureira que ocorreu a partir da Revolução Industrial, que por sua vez, surgiu da transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do século XVIII. Mesmo sendo derivado da produção manufatureira, a produção industrial, possui custos mais elevados e gastos energéticos altíssimos, pois necessitam para o seu funcionamento basicamente de uma boa rede de transportes e de telecomunicações.Nos dias de hoje, a produção industrial foi dividida em tipos de indústrias, como vemos abaixo:

Os principais tipos de indústria e suas descrições

Tipo de indústria
Descrição
Indústrias de base

Produzem bens intermediários. Transformam matéria-prima bruta em matéria-prima processada, para a utilização por outras indústrias na produção de bens de consumo ou de bens de produção.
Indústria de bens de produção

Produzem máquinas e equipamentos utilizados em todas as indústrias:         de base, de outras indústrias de bens de produção e de indústrias bens de consumo.

Indústria de bens de consumo
Transformam matéria-prima fabricada pela indústria de base em itens para o consumidor final. Podem ser subdivididas em três subgrupos, de acordo com o que produzem.
   
  • Bens duráveis;
  • Bens semiduráveis;
  • Bens não duráveis.

      Quando falamos que a produção industrial possui mais gastos energéticos que a produção manufatureira, devemos pensar que a primeira necessita de máquinas para o seu melhor funcionamento e rapidez, precisando com urgência de uma alta fonte de energia. Não podemos falar que a produção manufatureira não gasta energia, pois gasta. Mesmo sendo feitas, a maioria das vezes, á mão, a produção tem como gasto energético o meio de transporte, as telecomunicações e o gasto com a luz, além de outros gastos com máquinas de pequeno porte,mas que são essenciais para a finalização desse tipo de produção.

    Sendo assim, podemos concluir que a produção industrial deriva sim da produção manufatureira que a cada dia, vem perdendo o seu valor e espaço, graças ao avanço da tecnologia e com isso da produção industrial. Ainda podemos dizer também que a produção manufatureira, tem seus gastos energéticos bem inferiores que os gastos da produção industrial.

Impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pelo crescimento das indústrias


-HISTÓRIA

        

       Estamos em um mundo globalizado, onde o crescimento das indústrias está a todo vapor e com tal fato, vários assuntos também vêem a tona. Não há como falar do crescimento das indústrias, sem nos referir as questões sociais, econômicas e principalmente ambientais. No quesito social, o crescimento industrial expandiu, atraindo diversas pessoas para a cidade. Essa expansão denominou-se urbanização, que é com o inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas e pela falta de uma infraestrutura adequada, gerando assim transtornos para a população urbana. 

         A falta de um planejamento, mais cedo ou mais tarde, compromete a qualidade de vida da população urbana e seu crescimento desordenado gera a ocupação de locais inadequados. Por serem industrializadas, as grandes cidades exercem sobre a população influências e fatores atrativos que desencadeia fluxos migratórios. Na maior parte, as pessoas que migram para as metrópoles não possuem qualificação profissional exigida pelo competitivo mercado de trabalho, intensificando desse modo atividades desenvolvidas por vendedores ambulantes, flanelinhas e pessoas moradoras de rua por não terem rendas suficientes para sobreviver. 

         Os impactos ambientais estão diretamente relacionados com a industrialização. Os danos nos rios, mares ,e na atmosfera são em grandes proporções e irreversíveis. A poluição esta fortemente relacionada com a quantidade de industrias existentes,que na maioria da vezes, não respeitam as regras de ambientais básicas, que controla a quantidade de gases tóxicos emitidos para a atmosfera e busca um destino seguro e correto para descartar resíduos e/ou líquidos radioativos, que hoje são descartados nos rios e mares, acabando assim com a vida nas águas. 

Além desses problemas ambientais há outros que influenciam e muito á questão da poluição nas metrópoles,como exemplo: poluições sonoras, visuais, alterações climáticas, impermeabilização do solo e efeito estufa. 

        No mundo globalizado, a economia está diretamente relacionada às questões anteriores citadas, pois com o grande número de indústrias em funcionamento e com os grandes fluxos migratórios, fica evidente o aumento do consumismo nessas cidades grandes. Parece um pouco estranho, mas ultimamente, o tema do mundo capitalista está sendo: “Comprar para sobreviver”, donos de empresas, indústrias e até mesmo o próprio governo estimulam o consumo, pois o mesmo está relacionado com o crescimento econômico. Esse consumismo sem freio ajuda a economia de um país, pois aumenta gradativamente o valor de seus produtos e a quantidade produzida. Tendo em vista isso as industrias a cada dia que passa busca inovação, qualificação e maior produção para atender as demanda do mercado consumidor.

        Sendo assim, podemos concluir que o crescimento das indústrias possui lados negativos, como a produção exagerada de lixo (poluições ambientais), mas por outro lado, o crescimento industrial nos permite acessar ao mundo tecnológico ajudando em nossa economia e oferecendo ofertas de trabalho que, cada vez mais está sendo especificada e valorizada, tudo em decorrência do crescimento gradativo das indústrias.


Aumento da demanda energética mundial em virtude da Revolução Industrial e da Evolução Tecnológica


      -HISTÓRIA

 O homem precisa de produzir, consumir, trabalhar, organizar o dia a dia. Precisa de alimentação, transporte, energia, tecnologia e de outras variáveis para sobreviver e ser aceito socialmente. Isto tudo só foi pensado a partir da Revolução Industrial.

       Vários estudos da história da humanidade apontam que a Revolução Industrial, que começou na Inglaterra, em meados do século XVIII, teve como princípio a passagem da manufatura à indústria mecânica, fazendo com que a burguesia chegasse às esferas do poder, propiciando mudanças políticas, econômicas e sociais. A sociedade industrial interfere na produção de bens de consumo e isto gera novos comportamentos que são constantemente estudados e analisados.


          Antes da revolução industrial a sociedade agrária vivia dos bens que vinham da natureza e tinha que  preocupar com os aspectos climáticos, estações do ano e com o acúmulo dos produtos. A organização do trabalho, nesta época,  dava-se  pela tarefa e acúmulo de produtos e mercadorias.


          O surgimento da Revolução Industrial traz consigo as mudanças na organização do trabalho levando em consideração a produção, o consumo e o tempo de produção. É preciso ter controle técnico do processo de produção.


      Em 1875 o homem cria a máquina a vapor que vai ajudar muito na capacidade industrial e no transporte. A população cresce e, consequentemente, aumenta o consumo de energia que é essencial para a sobrevivência. Anteriormente, os homens aproveitavam dos ventos e quedas de água para a moer trigo e outros afazeres. Utilizavam, também, da energia fóssil que apesar de ser de baixa intensidade  extraída do carvão vegetal conseguia aquecer os espaços e fornecer calor, por exemplo, para a siderurgia. O petróleo não era conhecido nesta época, mas hoje é impensável  em um mundo globalizado onde a energia não esteja presente – energia nuclear, energia elétrica e outras fontes de energia são estudas a cada dia por causa, também,  das preocupações com o meio ambiente. Não se pode pensar na organização do trabalho sem recursos de energia.


        A sociedade industrial também dita novas regras para a tecnologia. A relação com a tecnologia que antes se dava de forma pessimista, fria e impessoal, na revolução industrial a relação com a tecnologia passa a ser positiva interativa e cria uma relação instrumental mais favorável e propicia o crescimento. Com o uso massivo das novas tecnologias é possível encurtar distâncias, comunicar em tempo real e tornar mais competitivo o mercado de trabalho que a cada dia tem que inovar para atrair clientes, consolidar marcas, ditar tendências e estar sempre na mente do consumidor.