domingo, 5 de agosto de 2012


-Física


Primeiramente devemos saber o que é uma Matriz Energética, que é um conjunto de balanços energéticos periódicos, construído para um período de tempo futuro, levando-se em consideração a evolução dos diferentes cenários.
     
        No gráfico a seguir, veremos como as fontes de energia, no Brasil, são utilizadas:
      
      Como podemos ver no gráfico, as principais fontes de energias utilizadas no Brasil é a hidráulica, vinda das hidrelétricas, com 76,9%. Logo em seguida, vem às importações, que mesmo sendo a segunda maior, há uma grande diferença da primeira, de 68,8%, com 8,1%. E assim por diante várias outras fonte, até chegar a menos utilizada, que é a Eólica, com 0,2%. E ela poderia ser mais priorizada, pois é a que menos danifica o meio ambiente. Mas isso é o que menos preocupam, querem mesmo é ganhar mais e mais dinheiro a cada vez que passa.
      
        Depois de vermos os vários modos de utilização de fontes de energias, agora iremos analisar o quadro abaixo de consumo de energia por cada setor.
 
Consumo de energia por setor
Setor
Consumo em %
Setor industrial
38%
Setor de transportes
27%
Residências
10%
Setor energético
10%
Setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo)
4%
Setor terciário (comércio e prestação de serviços)
3%
Setor público
2%

Fonte: Ministério de Minas e energias, Balanço Energético Nacional, 2008

      O setor industrial como vemos de uns tempos pra cá, com a modernização de máquinas, ele vem crescendo cada vez mais. E por isso é o setor que há um maior consumo da energia produzida no país, em relação aos outros, com 38%. Pois hoje tudo o que utilizamos vem das indústrias.

      No segundo setor, temos os transportes, que também são muito utilizados. Como principalmente na modalidade rodoviária, que é usada em todo o país. Quanta matéria-prima é utilizada na produção do asfalto e de peças automotivas, que são compostas por polímeros e demais derivados do material sedimentar. Quanto sua aplicação, nos transportes, como fonte de energia, encontramos uma notória relação com a produção de combustíveis (gasolina e diesel), utilizada nos automóveis, com 27%.

      Na terceira posição no ranking do consumo energético, tem os setores energético e residencial, os dois com 10%. Que também são grandes consumidores de energia no Brasil, usadas de vários modos, como: no chuveiro, máquina de lavar roupas, torneiras, microondas etc.

      Com base em todos esses dados, podemos concluir que as Matrizes Energéticas são muito importantes para todo o Brasil, e temos que conservá-las muito bem, para ter uma ótima utilização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário