sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aumento da demanda energética mundial em virtude da Revolução Industrial e da Evolução Tecnológica


      -HISTÓRIA

 O homem precisa de produzir, consumir, trabalhar, organizar o dia a dia. Precisa de alimentação, transporte, energia, tecnologia e de outras variáveis para sobreviver e ser aceito socialmente. Isto tudo só foi pensado a partir da Revolução Industrial.

       Vários estudos da história da humanidade apontam que a Revolução Industrial, que começou na Inglaterra, em meados do século XVIII, teve como princípio a passagem da manufatura à indústria mecânica, fazendo com que a burguesia chegasse às esferas do poder, propiciando mudanças políticas, econômicas e sociais. A sociedade industrial interfere na produção de bens de consumo e isto gera novos comportamentos que são constantemente estudados e analisados.


          Antes da revolução industrial a sociedade agrária vivia dos bens que vinham da natureza e tinha que  preocupar com os aspectos climáticos, estações do ano e com o acúmulo dos produtos. A organização do trabalho, nesta época,  dava-se  pela tarefa e acúmulo de produtos e mercadorias.


          O surgimento da Revolução Industrial traz consigo as mudanças na organização do trabalho levando em consideração a produção, o consumo e o tempo de produção. É preciso ter controle técnico do processo de produção.


      Em 1875 o homem cria a máquina a vapor que vai ajudar muito na capacidade industrial e no transporte. A população cresce e, consequentemente, aumenta o consumo de energia que é essencial para a sobrevivência. Anteriormente, os homens aproveitavam dos ventos e quedas de água para a moer trigo e outros afazeres. Utilizavam, também, da energia fóssil que apesar de ser de baixa intensidade  extraída do carvão vegetal conseguia aquecer os espaços e fornecer calor, por exemplo, para a siderurgia. O petróleo não era conhecido nesta época, mas hoje é impensável  em um mundo globalizado onde a energia não esteja presente – energia nuclear, energia elétrica e outras fontes de energia são estudas a cada dia por causa, também,  das preocupações com o meio ambiente. Não se pode pensar na organização do trabalho sem recursos de energia.


        A sociedade industrial também dita novas regras para a tecnologia. A relação com a tecnologia que antes se dava de forma pessimista, fria e impessoal, na revolução industrial a relação com a tecnologia passa a ser positiva interativa e cria uma relação instrumental mais favorável e propicia o crescimento. Com o uso massivo das novas tecnologias é possível encurtar distâncias, comunicar em tempo real e tornar mais competitivo o mercado de trabalho que a cada dia tem que inovar para atrair clientes, consolidar marcas, ditar tendências e estar sempre na mente do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário