sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Gastos energéticos das produções manufatureira e industrial


-HISTÓRIA   

    Atualmente, a mudança de matérias primas em produtos, enfim de privilegiar a comercialização não é novidade.Para ocorrer tal fato são utilizados meios de produção. Dentre esses meios, destacamos a produção manufatureira e a produção industrial.
    
     A produção manufatureira nada mais é que um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como o caso do artesanato que  era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial. A produção industrial consiste em um aperfeiçoamento da produção manufatureira que ocorreu a partir da Revolução Industrial, que por sua vez, surgiu da transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do século XVIII. Mesmo sendo derivado da produção manufatureira, a produção industrial, possui custos mais elevados e gastos energéticos altíssimos, pois necessitam para o seu funcionamento basicamente de uma boa rede de transportes e de telecomunicações.Nos dias de hoje, a produção industrial foi dividida em tipos de indústrias, como vemos abaixo:

Os principais tipos de indústria e suas descrições

Tipo de indústria
Descrição
Indústrias de base

Produzem bens intermediários. Transformam matéria-prima bruta em matéria-prima processada, para a utilização por outras indústrias na produção de bens de consumo ou de bens de produção.
Indústria de bens de produção

Produzem máquinas e equipamentos utilizados em todas as indústrias:         de base, de outras indústrias de bens de produção e de indústrias bens de consumo.

Indústria de bens de consumo
Transformam matéria-prima fabricada pela indústria de base em itens para o consumidor final. Podem ser subdivididas em três subgrupos, de acordo com o que produzem.
   
  • Bens duráveis;
  • Bens semiduráveis;
  • Bens não duráveis.

      Quando falamos que a produção industrial possui mais gastos energéticos que a produção manufatureira, devemos pensar que a primeira necessita de máquinas para o seu melhor funcionamento e rapidez, precisando com urgência de uma alta fonte de energia. Não podemos falar que a produção manufatureira não gasta energia, pois gasta. Mesmo sendo feitas, a maioria das vezes, á mão, a produção tem como gasto energético o meio de transporte, as telecomunicações e o gasto com a luz, além de outros gastos com máquinas de pequeno porte,mas que são essenciais para a finalização desse tipo de produção.

    Sendo assim, podemos concluir que a produção industrial deriva sim da produção manufatureira que a cada dia, vem perdendo o seu valor e espaço, graças ao avanço da tecnologia e com isso da produção industrial. Ainda podemos dizer também que a produção manufatureira, tem seus gastos energéticos bem inferiores que os gastos da produção industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário