sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pelo crescimento das indústrias


-HISTÓRIA

        

       Estamos em um mundo globalizado, onde o crescimento das indústrias está a todo vapor e com tal fato, vários assuntos também vêem a tona. Não há como falar do crescimento das indústrias, sem nos referir as questões sociais, econômicas e principalmente ambientais. No quesito social, o crescimento industrial expandiu, atraindo diversas pessoas para a cidade. Essa expansão denominou-se urbanização, que é com o inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas e pela falta de uma infraestrutura adequada, gerando assim transtornos para a população urbana. 

         A falta de um planejamento, mais cedo ou mais tarde, compromete a qualidade de vida da população urbana e seu crescimento desordenado gera a ocupação de locais inadequados. Por serem industrializadas, as grandes cidades exercem sobre a população influências e fatores atrativos que desencadeia fluxos migratórios. Na maior parte, as pessoas que migram para as metrópoles não possuem qualificação profissional exigida pelo competitivo mercado de trabalho, intensificando desse modo atividades desenvolvidas por vendedores ambulantes, flanelinhas e pessoas moradoras de rua por não terem rendas suficientes para sobreviver. 

         Os impactos ambientais estão diretamente relacionados com a industrialização. Os danos nos rios, mares ,e na atmosfera são em grandes proporções e irreversíveis. A poluição esta fortemente relacionada com a quantidade de industrias existentes,que na maioria da vezes, não respeitam as regras de ambientais básicas, que controla a quantidade de gases tóxicos emitidos para a atmosfera e busca um destino seguro e correto para descartar resíduos e/ou líquidos radioativos, que hoje são descartados nos rios e mares, acabando assim com a vida nas águas. 

Além desses problemas ambientais há outros que influenciam e muito á questão da poluição nas metrópoles,como exemplo: poluições sonoras, visuais, alterações climáticas, impermeabilização do solo e efeito estufa. 

        No mundo globalizado, a economia está diretamente relacionada às questões anteriores citadas, pois com o grande número de indústrias em funcionamento e com os grandes fluxos migratórios, fica evidente o aumento do consumismo nessas cidades grandes. Parece um pouco estranho, mas ultimamente, o tema do mundo capitalista está sendo: “Comprar para sobreviver”, donos de empresas, indústrias e até mesmo o próprio governo estimulam o consumo, pois o mesmo está relacionado com o crescimento econômico. Esse consumismo sem freio ajuda a economia de um país, pois aumenta gradativamente o valor de seus produtos e a quantidade produzida. Tendo em vista isso as industrias a cada dia que passa busca inovação, qualificação e maior produção para atender as demanda do mercado consumidor.

        Sendo assim, podemos concluir que o crescimento das indústrias possui lados negativos, como a produção exagerada de lixo (poluições ambientais), mas por outro lado, o crescimento industrial nos permite acessar ao mundo tecnológico ajudando em nossa economia e oferecendo ofertas de trabalho que, cada vez mais está sendo especificada e valorizada, tudo em decorrência do crescimento gradativo das indústrias.


Um comentário: